Como estamos tratando o caso da Água?
Posted by Reino Marinho in Pensamento on segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Por Átila Santos
O MD em toda a sua curta história procurou apoiar a ações que trabalhassem o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e principalmente o cuidado com a natureza, como todo bom escoteiro/desbravador deve ser.
Então como fizemos no ano passado, estamos participando do Blog Action Day. Este é um evento anual que reune blogs e blogueiros de todo o mundo na discussão de um único assunto, com objetivo é conscientizar as pessoas acerca de determinado tema que tenha grande relevância e impacto em nossas vidas. Na edição do ano passado, com o tema mudanças climáticas, mais de 13 mil blogs, de 156 países se envolveram e mostraram ao mundo a capacidade de mobilização que a internet tem.
O tema deste ano é a Água! Um tema cada vez mais importante, e que precisa ser discutido. Quase 1 bilhão de pessoas não têm acesso a águal potável e bebível. Em países como Índia milhares de crianças morrem todos os anos devido a doenças causadas por contaminação da água, como a diarréia, que é responsável por 15% de toda a mortalidade infantil do Planeta, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF.
Pensando nisso, notamos como a onda de atividades pró meio-ambiente vem crescendo a cada dia, não que isso possa reverter a situação do planeta, mas pode sim amenisar e desacelerar todo esse caus que está sendo causado por todos esses anos de descaso produzido pelo próprio homem.
Como desbravadores/escoteiros, algumas ações simples como, não tomar banhos demorados, não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou lavar a louça, consertar aquela torneira pingando, além é claro de ações mais efetivas que podemos realizar em nossos acampamentos.
A uns 7 anos, a minha região começou um trabalho de conscientização dentro dos clubes, como:
- Todo o lixo produzido no acampamento, que não seja organico retorna para a cidade, sendo destinado a reciclagem;
- Todo banho em mananciais de águas, são realizados com sabão de coco, pois o mesmo é menos agressivo a fauna e flora marinha;
- Toda louça é lavada no sumidouro e não na beira do rio/córrego.
- Lavar a cabeça com shampoo a pelo menos 100 metros da margem do rio.
Todas essas ações parecem ser banais quando vemos a enormidade de águas que ainda possuimos, mas, a própria bíblia diz que "Deus destrirá os que destroem a Terra”, e isso não é alegoria, como muitos acreditam.
Sendo assim é mais que obrigação, buscarmos o cuidado das águas para que as gerações futuras não precisem entrar em guerra por ela.
This entry was posted on segunda-feira, 18 de outubro de 2010 at 15:04:00 and is filed under Pensamento. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
- No comments yet.