Como Acampar na Chuva
Posted by Reino Marinho in Dicas on terça-feira, 15 de junho de 2010
Quando eu estava procurando o que colocar no nosso querido blog eu achei essa materia no mais novo orkut! É isso mesmo pessoal, UM NOVO ORKUT! E o melhor e so pra desbravadores! http://www.desbravaclube.com.br/ é a mais nova rede social, e exclusiva pra desbravadores!ENTREM e conheça mais desbravadores...
Mas continuando vamos a nossa materia, que por sinal tem muito a ver com o nosso clube!
Acampar na chuva não é nenhum piquenique. Na verdade pode ser bem difícil, quando a água acumulada ao redor da barraca afrouxa os cravos e começa a arrastar sua barraca morro abaixo. Ao invés de sentir-se desanimado e não aproveitar a natureza, aqui vão algumas dicas para aproveitar o máximo destas complicações. E lembre-se, depois que tudo tiver passado, você terá uma grande história para as fogueiras do futuro!
1. Pense a respeito do local das suas férias, jornada o expedição.
É na amazônia, na costa da Nova Zelândia ou na Tasmania, ou qualquer outro lugar em que chuvas tropicais são comuns? Se a resposta for sim, esteja preparado. Para outros destinos, esteja preparado para algumas noites de chuva. É uma boa idéia olhar a previsão do tempo para o local onde você irá acampar antes de colocar a cabeça para fora de casa.
2.Compre a barraca certa.
Existem muitas coisas a se levar em consideração ao escolher uma barraca, e algumas mais específicas quando se espera chuva:
- A barraca deve ter uma cobertura grande o bastante para impedir que borrifos de lama sejam um grande problema.
- A entrada tem que ter uma borda para cima, como uma banheira, e não ser aberta até o chão (e realmente é chamado de piso de banheira). Se o chão estiver inclinado ou simplesmente é costurado no chão da barraca, a água vai entrar.
- A barraca deve ser a prova d'água - leia o manual e as especificações do produto com cuidado.
- Se for acampar por um curto período de tempo, uma barraca pequena vai ser boa para ficar próximo de seus colegas de acampamento. Se for ficar por 3 dias ou mais, leve uma barraca grande para o bem de sua sanidade!
- Mantenha uma muda de roupa seca em uma sacola a prova d'água. Caso tudo dê errado e a água invada a barraca, você vai precisar de roupas secas.
- Tenha sapatos fáceis de calçar ou chinelos do lado de fora da barraca.
- Capas de chuva devem ficar dentro da barraca a noite. Pode estar um céu estrelado e uma noite agradável, mas se a tempestade chegar na calada da noite e sua capa de chuva estiver sob uma árvore ao relento, ou no bagageiro do carro, você vai se arrepender. Para aqueles que estão acampando no carro, leve guarda-chuvas extras.
- Tenha aquecedores de mãos e luvas apropriadas. Mesmo no verão, luvas leves e a prova d'água podem impedir que suas mãos congelem quando estiver armando ou desarmando sua barraca na chuva.
- Se estiver com o carro, estacione de modo a usá-lo para fornecer um abrigo. Se seu carro tiver porta traseira, existem barracas especiais que se acoplam ao carro (tenha certeza de que as luzes e faróis do carro estão desligados, para evitar arriar a bateria). Isso fornece um espaço extra, e um lugar aconchegante para usar enquanto chove.
- Se estiver em um camping com chuveiros, e eles forem quentes, use-os para aquecer seu corpo. Provavelmente você estará enlameado de montar a barraca ou de arrumá-la, ou simplesmente de mexer com seu equipamento na chuva, e um chuveiro quente vai ajudar a melhorar seu humor e colocá-lo no caminho certo de novo. Para aqueles acampando na natureza, entre mais fundo no seu saco de dormir: você não está lá para ficar preocupando em se manter limpo!
- Uma tenda do tipo "quatro estações" é feita para o inverno frio, e não vai necessáriamente oferecer proteção melhor contra a chuva. Ela é feita para resistir a neve e ventos fortes. Usar este tipo de barraca no verão significa carregar mais peso. Vai ter menos ventilação que uma barraca "3 estações".
- Você ficará mais feliz se seu equipamento for a prova d'agua. Tenha certeza que seu saco de dormir é a prova d'agua ou resistente. Use colchões resistentes a água também. Seda seca mais rápido que algodão, e portanto, pense em usar lençóis de seda. Se você estiver acampando com carro, tenha certeza que seus travesseiros e roupa de cama seja do tipo que seque rápido. Deixe os outros em casa.
- Compre equipamentos a prova d'agua de qualidade., Não há nada pior que pés molhados a noite toda.
- Responda ao chamado da natureza bem vestido. Não saia de pijamas. Você se arrependerá quando voltar para a barraca. Coloque um casaco, e se houver um temporal lá fora, use calças a prova d'agua. Se estiver quente, é melhor sair só com a roupa de baixo: as pernas secam mais rápido que qualquer roupa sobre elas. Coloque um chapéu - até um de sol é melhor que nada, e é muito ruim estar com a cabeça molhada na cama. Deixe as meias na barraca. Assim como as pernas, os pés secam mais rápido descalços, e é melhor ter meias secas e quentes para calçar do que meias molhadas.
- Não cave uma vala ao redor da barraca, a não ser que você esteja em risco de inundação. Ao contrário do que pensavam os construtores de castelos, a vala não ajuda tanto as barracas com piso fechado tanto quanto as de chão aberto (e se sua barraca não tem piso, é hora de comprar uma nova). Se realmente não houver alternativa, tenha certeza de fechar a vala antes de ir embora, deixando tudo o mais próximo de como estava antes de você chegar.
- Tenha cuidado ao cozinhar na entrada da barraca. Não é uma boa ideia, mas existem momentos em que não há outra alternativa. Se você estiver cozinhando dentro da barraca, mantenha o fogo longe das laterais. Se houver risco das chamas saltarem (por causa do vento ou outro motivo), não cozinhe com fogo. Encontre uma árvore, abrigo para piquenique, churrasqueira para cozinhar embaixo. Ou coma barras de cereais, chocolate, castanhas ou carne seca para manter a energia. Até feijões em lata frios são melhores que nada.
- Você pode ter visitas indesejadas quando chover - insetos, aranhas e animais de sangue frio podem ver sua barraca como um abrigo seguro. Enqanto não representarem uma ameaça, ignore-os. Se você tiver medo deles, chame outra pessoa para lidar com estes animais.
- Se ainda estiver chovendo quando for a hora de ir embora, você vai ter que desmontar a barraca debaixo de chuva. Prepare-se para a lama, dedos frios, equipamento molhado e colegas irritados. Seu equipamento não vai ter a chance de secar, e vai ter que ser guardado molhado. Canos e cravos estarão molhados e possivelmente sujos (os cravos podem ser lavados em poças). Se você tiver que armar a barraca na mesma noite nas mesmas condições, prepare-se: a umidade vai prevalecer.
This entry was posted on terça-feira, 15 de junho de 2010 at 12:18:00 and is filed under Dicas. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
- No comments yet.